sábado, 18 de setembro de 2010

Notícias de última hora

A redação do Sem Sentido presta um serviço a você, que não tem tempo de ler longas reportagens. Aí vai um clipping das principais chamadas e comentários exclusivos do tio.


DIRETO DO ESTADÃO

Ibope: Mesmo com crise, Dilma mantém 51%; Serra tem 25%
"Mesmo com crise", nesse caso, se refere a quem? Com 25% das preferências...

Comissão de Ética só agora pune Erenice por esconder parentes
Como punição, ela terá agora que conviver com eles.

Mineiros presos em jazida registram entrada de perfuradora
Buttman e Brasileirinhas disputam os direitos da filmagem.

Goleiro Bruno teria tentado se matar 'várias vezes' na prisão, diz Macarrão
Ele jamais conseguirá se matar "várias vezes". Se conseguir, será uma só.

OAB-SP pede retirada de obra polêmica da Bienal
Nos desenhos, o autor aparece assassinando FHC e Lula. Advogados acham que os presidentes são feios demais e assustam visitantes.


DIRETO DA FOLHA

Marta e Netinho continuam na liderança pelo Senado em SP
O destino prega peças: a Oscar Freire e a Cohab de Carapicuíba juntinhos.

Nasa apresenta mapa completo de crateras lunares
Isso é fácil. Quero ver eles documentarem as crateras das ruas paulistanas.

Mineiros presos no Chile ajudarão em seu próprio resgate
Uau! Quando tudo indicava que eles nem estivessem interessados no assunto.

Ban Ki-moon aposta em ajuda inteligente para erradicar pobreza
Inteligência pra quê? Pobreza se erradica com trabalho remunerado, comida e moradia.

Yom Kippur deixa ruas de Israel vazias em dia sagrado para o judaísmo
Judeus estão com medo de encontrar seus devedores, justo no dia do perdão.

Sri Lanka reduz a 25 número de mortos em explosão acidental
Expectativa é de que até o fim das apurações não haja mais nenhum morto.

Bento XVI admite "vergonha e a humilhação" em relação às vítimas de padres pedófilos
Padres pedófilos teriam reclamado que as vítimas xingam quando os vêem nas ruas.

Kevin Costner fará show com sua banda no interior de São Paulo em novembro
Espero sinceramente que seja a 500Km da capital.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Apelo ao público

Eu preciso disso. Doravante não me será mais possível viver sem isso. Não sei como o mundo funcionou antes sem isso e não imagino mais como hei de continuar a carregar toneladas de livros e apostilas na mochila, prejudicando minha velha coluna vertebral, já que inventaram isso.

Por favor, a quem possa interessar ganhar pontos no céu com o God: Compre um exemplar e presenteie o Tio Xavier. Está sendo vendido na Amazon.com. Saiba que o Senhor não te abandonará nunca.

Obrigado desde já à alma caridosa que o fizer.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sem memória, sem história



Dia desses uma amiga muito querida me telefonou. Dizia estar na sacada externa da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, situada ao lado da praça da Sé, em São Paulo. Lembrou-me das tantas vezes em que nós, nas sacadas internas, confidenciávamos nossas angústias, descobertas e reflexões. Éramos jovens e sonhadores estudantes da faculdade Nossa Senhora da Assunção - ligada à atual UNIFAI - cujo curso noturno, bacharelado em Filosofia e Teologia, funcionava nas salas anexas cedidas.

Naquele tempo saltava-nos aos olhos o requinte do estilo daquela igreja. Construção estilosa, algo entre o barroco e o arcaico, a obra é do séc. XVIII e guarda verdadeiros tesouros históricos. Entre eles uma cripta subterrânea, onde eram sepultados membros notáveis da ordem. Lamentavelmente, entre outras desgraças, no meio do século passado o espaço foi invadido por ladrões, que saquearam os túmulos. Deixaram as ossadas em tal anarquia, de sorte que aquelas que não foram reclamadas por descendentes e herdeiros, foram amontoadas pela zeladoria em uma urna comum, ao centro da cripta. História violada, espalhada e, pior: abandonada por alguns que não foram lá dar conta dos próprios ascendentes. 

De volta ao templo, um enorme afresco se insinuava no teto côncavo, preciosidade esta que foi revelada durante uma das restaurações. E pensar que aquelas estátuas, a linguagem subliminar dos contornos, o próprio piso e, por fim, o afresco no teto haviam sido para gerações uma fonte de mensagens, quase como o que é hoje o cinema. Nesse tipo de arte, nada era fruto do acaso, mas tinha objetivo de transmitir mensagens, com formas e cores meticulosamente pensadas. 

Contudo, essas lembranças que eu trouxe aqui são recheadas de tristeza. Minha amiga, naquele telefonema, me disse que tudo estava novamente despencando. Madeiras carcomidas por cupins, rachaduras e infiltrações por toda parte, de tal modo que o prédio encontrava-se mais uma vez interditado, como fora por tantas vezes. Na narrativa da amiga professora, a relíquia arquitetônica e cultural tombada pelo Estado parecia pedir socorro, em nome de sua própria história, em nome da história dos escravos que a erigiram, em nome da história de cada um que por lá passou, inclusive a dela e a minha. Meus olhos se encheram de lágrimas, inclusive agora quando escrevo isto. Mas o ser humano, entorpecido pelas maravilhas consumíveis do mundo moderno, pouca importância dá à História. E, ao ignorarmos esta, seguimos cambaleantes para lugares e tempos que ninguém sabe onde e como serão. 

Pobre povo que não preserva sua história. Sem passado, vive sem identidade e sem identidade tem futuro incerto.



A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo foi tombada pelo IPHAN, em 04/12/92.