domingo, 31 de outubro de 2010

O tempo que se chama hoje

Imagens falam mais que as palavras. Cai a ditadura assassina e vendilhona, apodrecida e decrépita: nasce um novo tempo.




É com muito orgulho que digo que estive lá.

Aperte o play sem medo: som na caixa, DJ!

domingo, 24 de outubro de 2010

Missionários da Torre de Vigia

Sábado, dez e meia da madrugada. O tio ia saindo com a cria para ir ao colégio onde somos voluntários na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eu já estava destrancando a porta quando a campainha tocou. A propósito eu odeio campainha, sabem? Em mais de uma residência eu cheguei a adaptar um botão para desabilitar a campainha. Que saco! Se você for à minha casa, suponho que telefonará previamente e combinará, certo? Assim estarei esperando. Então para que serve campainha? Para chatos, pedintes e toda sorte de pessoas que não deviam estar consumindo recursos naturais tocarem e torrar minha paciência. Mas voltemos aos visitantes matinais do sábado.

Eram testemunhas de Jeová. Mais chato do que receber a estes na porta, só mesmo vendedores de carnê do Sílvio Santos. Uma jovem, de aparentes vinte e poucos anos (e 140Kg) acompanhada de seu pai. Este um tiozinho com cara de boa gente, mais um pobre bebê no carrinho, com menos de 1 ano a acompanhar a árdua missão de pentelh..., digo, transformar o mundo em testemunhas do tal Jeová. Abri a porta rápido, já fazendo questão de demonstrar a pressa de sair. Essa é uma técnica razoável de dizer "cacete, que saco, vocês aqui?". E já começou a funcionar, pois o simpático pai da hipop... - melhor dizendo, jovem - disse algo que demonstrou sua aguçada percepção. Eis a moça:

- Bom dia senhor, vou ser rápida. Não é sobre religião. É só um folheto sobre a Bíblia, o senhor aceita?

- Aceitar aceito, mas a Bíblia não trata de assunto religioso?

- Bem... ahn... bom... Não é de uma religião específica: é de todas.

- Todas? Espera aí. A Bíblia é dos judeus e dos cristãos, que são religiões específicas, certo? 

- Não moço! Todas as religiões seguem a Bíblia.

- Nananana... alto lá! Eu estive com um cliente nessa semana e ele me deu um livro chamado Bhagavad Gita. E ele me disse que são as escrituras dos hindus me garantindo que não segue a Bíblia de vocês.

- Ah é? - olhando para o pai a pedir socorro - Eu não sabia. 

- Então é bom saber. E tenho um amigo que é muçulmano. Ele me mostrou "um tal" de Alcorão. Achei bacana também. Ele disse que segue o Alcorão.

- Ah, moço, não sei não. Mas a Bíblia é um livro sagrado, né?

- Eles me disseram o mesmo. O que me deu o Bhagavad Gita pediu que eu tratasse o livro com carinho e respeito, porque eles consideram escritos sagrados. Aliás, o amigo do Alcorão nem deixou eu tocar o livro. Do que presumo que há vários livros considerados sagrados pela humanidade.


A moça, mais perdida do que cachorro em dia de mudança, olhou para o pai, olhou pra mim e esticou o folheto:

- O senhor aceita este folheto?

- Claro. Obrigado.

Eu já ia abrindo o portão para tirar o carro e os dois se despediram desejando-me um bom passeio. Era o que restava, depois de perceberem que precisavam voltar às lições da escolinha das testemunhas. 

Eu sidivirtu. Nada como a boa e velha maiêutica para dar conta desses chatos.