terça-feira, 11 de novembro de 2008

Oi... e tchau

Há alguns dias desembarcou na Paulicéia a operadora OI. Gastou alguns milhões com mídia e, se não me engano, até promoveu uns shows digrátis em Sampa. A ruidosa chegada incluiu moças bonitas e gostosinhas na porta da faculdade, todas com roupas alaranjadas gritando "olha o chip OI, só vinte reais". Na propaganda da TV veicularam a promessa de que, comprando o chip, poderia-se fazer ligações de Oi para Oi e para fixos, à cota de vinte reais por dia durante três meses. Bastava comprar o chip, instalá-lo em um telefone desbloqueado e a farra estava inaugurada.

Descrente que sou acerca de soluções mágicas e de operadoras de telefonia boazinhas, dei os vintinhos na mão de uma das gostosas, mais com o intuito de usufruir da franquia promocional dos três meses, como telefone auxiliar. Me recuso a abrir mão do meu número da Claro, pois o utilizo comercialmente há dez anos. Aguardo ansioso pela prometida portabilidade para ao menos se eu mantiver a operadora atual, que ela me dê algo melhor em retribuição, de preferência redução de tarifas. Mas cá estava eu com dois celulares, o que acho um absurdo, mas animado para fazer as chamadas gratuitas ofertadas pela novata.

Ao usar por uns três ou quatro dias, notei o que já presumia: os vinte reais depositados graciosamente no meu chip mal davam para falar "alô" para um telefone local. Segundo meus cálculos, o minuto girava em torno de R$1,20. Até aí tudo bem. Em cavalo "dado" não se olham os dentes. Nem tão dado, mas pelo valor pago o retorno ainda seria satisfatório.

Só que terça-feira passada eu tentei fazer umas chamadas locais e os números TODOS davam em uma mensagem "o número discado no momento não está recebendo ligações". Acreditei ingenuamente até que resolvi ligar para minha própria casa. Adivinha? Também estava programado para não receber ligações. E o da empresa também. Assim como o da casa da minha mãe, o da minha irmã, o do bispo local e até o do Hospital das Clínicas. Todos programados para não receber ligações, ao menos as ligações OI que não completam, pois de outro telefone o sucesso era garantido.

Liguei calmamente para a operadora. Depois do habitual labirinto de menus numéricos durante quinze consegui falar com uma humana. Ela conferiu detalhadamente o que eu falava e encerrou com o tradicional gerundês. Iria "estar encaminhando para o departamento técnico estar verificando pra poderem estar me retornando" (sic). Ao fim dos quase trinta minutos de atendimento, agradeci e pedi que me comunicassem logo o resultado para decidir se eu jogava já o chip no lixo ou se aguardava mais um tempo. Ainda aguardo o contato da operadora em cinco dias com uma solução, embora já tenham se passado sete.

Pedi à darling há cinco minutos que me ligasse no meu número OI e ela disse que estava "ocupado". Ocupado estou eu para gastar tempo com isso. Agora mesmo acessei o site da operadora à procura de algo como atendimento online ou um fale conosco. Veja que coisa fofa eu encontrei. Para uma empresa de tecnologia ter como atendimento mais palpável a carta, não me pareceu assim muuuuuito legal.

Oumaigódi. Acho que vai pro lixo já.

3 comentários:

Lu Ribeiro disse...

Tio, a Oi é a maior furada. Moro no RJ e meu tel fixo é desta operadora pois aqui no bairro não tenho outra opção. Mensalmente, eles me cobravam pelo serviço de banda larga, serviço este que eles me ofereceram, depois disseram não poder habilitar por incompatibilidade técnica e o qual eu nunca consegui usar... eu passava dias ligando pra tentar resolver o problema e ter o valor extornado da conta, quando finalmente conseguia, um novo mês tinha início, outra fatura chegava e o meu estresse triplicava... cansei dessa vida e procurei o juizado especial de pequenas causas, o processo ainda não chegou ao fim, mas nunca mais me cobraram errado... não jogue seu chip fora, põe na justiça pelo menos estará gerando emprego pra algum advogado...abs

Bloody Mary disse...

Eu não caí no conto do vigário. Quando vi que estavam vendendo chips em camelòs da Teodoro Sampaio, olhei pros céus e agradeci o fato de ter um plano de minutos quase infinitos em outra operadora.
De graça, nem injeção na testa, nem telefonia, nem tv a cabo. Só amostra grátis de cosmético!!!

Carlota disse...

Pois é, tio. E concordo com a Bloody Mary! Meu amigo Clayton já dizia: de graça nem ônibus errado e feijão azedo.
Quando me dei conta, tooooodo mundo estava comprando! A minha sorte foi que fiquei sabendo no último dia e tive preguiça de sair de casa no domingo.
E agora PÕE NO PAU!!! hahaha... Sério mesmo! Demora um pouco, mas vc vai fazendo uma poupança...
Beijos e obrigada pela experiência!