sábado, 31 de janeiro de 2009

Quanto lhe custa uma má referência?

Um amigo do tio comprou um certo aparelho de DVD de marca coreana um ano e meio atrás. O aparelho era o power-hiper-mega-tudo. Além de fazer o óbvio - que é rodar DVD - permitia gravar programas em um HD interno e depois ainda gerar um DVD com o conteúdo. Sensacional, não fossem os pretéritos imperfeitos. Permitia enquanto funcionava. Depois de poucos dias de expirada da garantia o trem pifou.

Com a maior boa vontade o meu amigo foi a uma assistência autorizada, entregando a traquitana aos cuidados do doutor digital. Dias depois uma jovem da autorizada ligou dizendo para ele retirar o aparelho, pois não tinha conserto. Indignado, o consumidor foi até a oficina esclarecer o assunto. O fato descrito foi a queima de um chip XYZ e que a Samsung "não tinha". Meu amigo achou estranho porque o aparelho constava no site do fabricante e nos diversos magazines como um item de linha. "E como é que eles dão garantia desses troços se não tem o componente?" - perguntou a inocente vítima.

O técnico confessou que a Samsung só fornece o chip XYZ (e gratuitamente) para aparelhos sob garantia; que ele adoraria comprar um, consertar e ganhar o quinhão dele, mas para serviços avulsos neca de pecinha dos coreanos. Putérrimo da vida meu amigo ligou para a Samsung que primeiro recusou-se a atender, dizendo que só ouvem consumidores depois de não-sei-quantos-dias sem resposta da autorizada. Não adiantou argumentar que já tinham dado o veredito. SACs são compostos andróides incapazes de extrapolar as opções da tela do sistema. Mesmo que você diga pausadamente "Le-ve-me-ao-seu-lí-der" eles são programados para ignorar. Só depois dos tantos dias é que o amigo conseguiu ser atendido pelo SAC da Samsung. Mas...

A atendente da Samsung disse que só poderia "estar atendendo o consumidor" caso o aparelho estivesse sob garantia. Do contrário eles só falam com assistências autorizadas e o desenganado consumidor teria que se virar com a oficina. Dos fatos podemos concluir que, uma vez encerrada a garantia, os aparelhos Samsung viram párias. Uma espécie de órfãos de pais vivos, só que sem direito à Febem, nem assistência do Padre Júlio Lancelotti. Conclusão: depois de ter gasto uns dois mil reais comprando o aparelho sul-coreano supostamente power-hiper-mega-tudo, o que ele possui hoje não passa de uma sucata, embora tenha pouco mais de um ano e continue a ser vendido no mercado.

E neste exato momento o tio Xavier está navegando o cyberespaço à procura de um bom aparelho que rode DivX. Em vários sites aparecem os tais Samsung. Agora vamos à enquete do dia:

O tio Xavier deve comprar algo desses coreanos?

( ) Jamais.

( ) Nem a pau, Juvenal.

( ) Nothing fucking.

( ) Coreanos, introduzam seus aparelhos onde estou pensando agora.

Joe Girard, o maior vendedor de carros do mundo, em seu livro "Como vender qualquer coisa a qualquer um" arriscou uma estatística. Disse que se você fizer um bom negócio ou uma boa compra, tende a contar para DEZ pessoas em média. Mas que se sentir-se ludibriado ou vítima de um desonesto alertará a CEM pessoas. Faz sentido...

4 comentários:

Anônimo disse...

http://www.estareiteirritando.blogspot.com/

ótimo blog que fala sobre as relações entre as empresas e os consumidores

Bizarro disse...

Esta estatística era verdadeira antes dos blogs. Hoje podemos multiplicar por 100

Anônimo disse...

A Samsung vem prestar esclarecimentos sobre o fato mencionado neste Blog:

A Samsung possui um alto índice de qualidade e confiabilidade na fabricação e comercialização de seus produtos , porém qualquer equipamento eletrônico independente de modelo e marca esta sujeito a apresentar falhas. Concedemos um ano de garantia para aparelhos áudio e vídeo além do suporte necessário para orientação e solução de questões como esta.
Após o término da garantia se ocorrer falta de peças para reparar algum produto, a Samsung assume total responsabilidade solucionando o problema com a reposição de estoque de nossa autorizada , troca ou ressarcimento do produto.
Lamentamos todo o constrangimento decorrente do fato porém entendemos o ocorrido como ato isolado e nos prontificamos a resolver a questão o mais breve possível garantindo todo o suporte necessário ao nosso Cliente .

Sendo assim, solicitamos por gentileza que entre em contato com nossa central ou envie e-mail para :webmonitoring@samsung.srv.br

Segunda a sexta-feira das 08:00 as 20:00h. e aos sábados das 09:00 as 15:00h., através dos telefones 4004-0000 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-124421 (demais localidades)


Atenciosamente

Samsung Eletrônica da Amazônia

Tio Xavier™ 4.5 Plus disse...

Sr. Xan Xung:

Obrigado pela resposta. Encaminhei-a para o amigo em questão e é possível que ele os procure para solucionar o problema.