domingo, 1 de março de 2009

Nova Ortografia? A tecnologia resolve

Depois que foi decretado esse maldito acordo ortográfico vi caírem por terra as décadas de leitura com afinco, as centenas de livros que devorei e até a alfabetização precoce, que outrora me garantiu ler todo O Sítio do Picapau Amarelo antes mesmo de ir para a escola. Tudo perdido.

Agora o tio corre o risco de passar por tão iletrado quando a gentalha incluída no mundo digital via Orkut e Msn, já que todos escrevemos errado até que se prove o contrário. É bem verdade que já refuguei os três dicionários que mantinha no acervo pessoal e encomendei um dicionário com a Nova Ortografia. Não tenho escolha, a não ser que eu queira não ser mais compreendido daqui uns anos. E para quem redige propostas, projetos e documentos comerciais todos os dias isso é a morte, sobretudo no aspecto financeiro.

Mas como tecnófilo de plantão eu não podia deixar de procurar alguma pérola cibernética para resolver minha disortografia recém-adquirida. E achei! Meus pobremas se acabaram-se.

Conheça o umportugues.com, que promete corrigir criteriosamente todos os textos digitados ou colados em determinada caixa, de acordo com as novas normas. Para quem precisará em breve elaborar o TCC, o site foi um achado dos deuses.


EXEMPLO



EXEMPLO CORRIGIDO


Estou salvo. O site também, em meus favoritos.

5 comentários:

Carlota disse...

Acabaste de salvar a minha vida, Tio!!! Tenho uma resenha de trocentas páginas pra entregar, e também tendo eu aprendido a ler antes de ir à escola, fiquei p%@& com essa reforma.
Muito obrigada!
Beijos!

Paulinas disse...

Uau!!!! E eu, que havia decidido ignorar o raio da reforma......agora posso começar a repensar tal atitude.

Fatima Rodrigues disse...

Grata,

Só tem um detalhe ele só corrige de acordo com as novas regras, ou seja é necessário prévia revisão pelo corretor ortográfico do editor de texto de sua preferência.

Seu texto está 100% correto segundo a bateria de testes das novas regras do Acordo Ortográfico.

Importante: Erros de ortografia e gramática da regra antiga não são detectados por este verificador! Ele espera receber um texto já conferido pelo seu corretor ortográfico costumeiro (do Word, do OpenOffice). Revise seu texto antes de submetê-lo.

Anônimo disse...

Tio, A - D - O - R - E - I..............cidinha.oliver

je disse...

meu TCC agradece!