domingo, 29 de março de 2009

Compartilhando conhecimentos

Tive uma brilhante idéia (como a maioria das minhas o são). Já que estou estudando desde ontem e interrompi somente para dormir, deixando mais uma vez esta espelunca abandonada, decidi compartilhar com os leitores uma das questões que estou respondendo para a aula de Ética Política e Educação do meu curso.

A questão ora publicada versa sobre a relação entre educação, prática política e poder. Veja se lê isso e adquire um pouco de cultura pelo menos.

Rios parte do princípio de que a educação é uma prática política e situa-se na tênue linha entre a manutenção cultural e a crítica transformadora. O papel da educação e sua caracterização estão implícitos na escolha de temas, abordagem e metodologia educacional. Defendendo que o exercício da educação seja político e dentro desta implique em transformar, Rios defende uma educação que questione a si própria quanto aos seus objetivos. A questão pode ser reformulada para "que tipo de ensino se quer praticar?". Um ensino libertador presume o escancaramento das próprias premissas e objetivos, uma vez que não se pode falar em neutralidade.

A educação concebida por Freire tem cunho libertário e crítico. Seus objetivos são a conscientização, construção de visão crítica, abordagem sócio-política e ação transformadora. Os princípios freireanos propoem partir dos conhecimentos prévios do educando - considerando que seu trabalho foi predominantemente com adultos - o lançamento do que chamou-se "temas geradores". É sobre esses temas geradores que trabalha-se a elaboração de textos, a alfabetização e o letramento, sempre dentro do contexto de vida das comunidades e da discussão crítica da situação.

Giroux enxerga o mundo atual a partir da globalização e as gigantescas mudanças que transcorrem. O recuo das fronteiras geopolíticas e do conhecimento a partir do avanço das telecomunicações, novas mídias eletrônicas, os fluxos migratórios e as mudança econômicas influenciam diariamente a vida dos seres humanos e dentre estes, os estudantes. Um dos pontos principais de sua crítica à área educacional é que ela não está atendendo às novas necessidades decorrentes desse mundo em mudança acelerada. Ele afirmou em entrevista à revista Language and Intercultural Communication que "... as tendências políticas conservadoras que têm imposto uma definição de excelência em educação que significa mais uma submissão às pressões de mercado..."(*) dando a entender que essa suposta "excelência" segue a lógica do Capital (satisfação das necessidades de mão-de-obra) e da manutenção do status-quo político e social, ao invés de proporcionar abordagens inovadoras e críticas.

A pauta de Giroux para a educação não é nada superficial nem modesta e propõe colocar em discussão tanto o quê, quanto para quê e como realizar a prática educativa. Entre as questões lançadas pelo próprio estão: “Porque é que nós [educadores] fazemos o que fazemos do modo como o fazemos”? “Que interesses serve a escolaridade”? “Como devemos perceber e relacionarmo-nos com os diversos contextos nos quais a educação acontece”?

(*) http://www.henryagiroux.com/RoleOfCritPedagogy_Port.htm. Entrevista traduzida por Manuela Guilherme (PT).

sábado, 28 de março de 2009

Justa homenagem

Os amantes da boa música dançante e que por ventura tenham ouvidos apurados não podem deixar de dar uma espiada no blog Dance Disco Music.

Lá podem ser encontrados links de músicas da época de ouro da black music, de artistas renomados como Stevie Wonder, Marvin Gaye, Donna Summer, Diana Ross e bandas como Earth Wind & Fire, Kook & The Gang, The Emotions, The Jacksons Five e uma infinidade de artistas que remontam o melhor da Motown. A música dançante mais "branca" também está representada no DDM com Santa Esmeralda, Village People, Abba, Patrick Hernandez e outros que as décadas de 70 e 80 nos legaram de melhor.

Os links são downloadáveis e o acervo é quase todo digitalizado a partir de raridades em vinil e K7. Se você der uma passada é bem provável que colocará o link nos seus favoritos. Parabéns aos mantenedores do DMM. Agora confira você mesmo.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Coming soon...

A você que já se encheu de passar por aqui e não achar nada novo eu explico: a empresa pra quem estou trabalhando não aderiu à crise. Por isso projetos novos e um grande número de atendimentos a clientes estão me massacrando. Pelo menos estão tendo compensação financeira. Já tenho dinheiro pra comer uma pizza meia calabreza, meia muzzarela neste sábado. No Habib´s que é mais barato, claro.

Além disso não sei o que deu nos professores da faculdade. Trocentas apostilas pra ler, fóruns na plataforma EAD, aulas que estou ministrando aos sábados e uma pilha de trabalhos pra entregar estão fazendo do meu curso a nova versão de Survivor (aqui chamava-se "No Limite" e era apresentado por Zeca Camargo). Só espero que esse sacrifício todo seja suficiente pra eliminar as alunas não-alfabetizadas da minha turma.

Se eu não sofrer um AVC nos próximos dias voltarei a postar aqui. Peço a compreensão dos cinco leitores desta espelunca.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ortografia medonha

Não dá pra conceber um site da monta do Baixaki, ter na página de abertura uma chamada com esses linguicídios. Considerando a escandalosa disortografia da molecada, isso sem dúvida é um pobrema.

Atenção bons alunos de Letras e professores idem: mandem currículos pra redação do Baixaki pois há vagas. Bem, deve haver. Pelo menos como revisor.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Matemática medonha

Semana passada comprei um produtinho que me custou R$ 4,58. Dei à balconista R$ 5,00 e tratei de achar 8 centavos na carteira para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para ele. Seu olhar era perdido e a bichinha mostrava claramente que não sabia o que fazer.

Expliquei que bastava me dar 50 centavos de troco. Ela não se convenceu e o gerente que estava de olho correu para acudir. Dava pra ver a cara de interrogação gigante dela enquanto o infeliz tentava explicar.

Por que estou contando isso? Porque me dei conta da "evolução" do ensino nas últimas décadas. Em Matemática para quarta série (atual 5º ano), foi mais ou menos assim:

1. Ensino de Matemática em 1958:
Um cortador de lenha vendeu um carro de lenha por Cr$ 100,00 e auferiu 20% de lucro. Qual foi o custo de obtenção em cruzeiros? Quantos carros de lenha ele precisaria vender para lucrar Cr$ 200,00?

2. Ensino de Matemática em 1968:
Um cortador de lenha vendeu um carro de lenha por NCr$ 100,00. O custo de obtenção desse carro de lenha foi de 4/5 do preço de venda e os impostos sobre o lucro foram de 10%. Qual foi o lucro líquido, em percentual e em cruzeiros novos?

3. Ensino de Matemática em 1978:
Um cortador de lenha vendeu um carro de lenha por Cr$ 100,00. O custo de obtenção desse carro de lenha foi de 80% do preço de venda. Qual foi o lucro?

4. Ensino de Matemática em 1988:
Um cortador de lenha vendeu um carro de lenha por Cz$ 100,00. O custo de obtenção desse carro de lenha foi Cz$ 80,00. Faça a subtração e responda: Qual foi o lucro?

5. Ensino de Matemática em 1998:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo desse carro de lenha é R$ 80,00. Resolva R$ 100,00 - R$ 80,00 = X e escolha a resposta certa que indica o lucro:
( ) R$ 20,00 ( ) R$200,00 ( ) R$2.000,00 ( ) R$20.000,00 ( ) R$200.000,00

6. Ensino de Matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. Ele gastou R$ 80,00 para obtê-lo e o lucro foi de R$ 20,00. Está certo?
( ) Sim ( ) Não

7. Ensino de Matemática em 2008:
Um atravessador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. Ele comprou por R$ 80,00 e por isso lucrou R$ 20,00. Leia com atenção abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao lucro.
( ) R$ 20,00 ( ) R$200,00 ( ) R$2.000,00 ( ) R$20.000,00 ( ) R$200.000,00

Pior ainda são alguns docentes que não abrem mão do famigerado "Livro do Professor" com tudo resolvidinho, pra ele só comparar a resposta do aluno.

É por isso que a geração "tipo assim" corre pro vestibular para a área "diumanas". Então vem a parte pior: é ISTO AQUI caso você não tenha lido ainda.

domingo, 1 de março de 2009

Fucking everyday?

Prefiro que você leia na Istoé AQUI mas o mercado de técnicas mirabolantes e ajuda enlatada para as pessoas chegou à cama dos casais trazendo o óbvio.

Vamos lá: você sabia que casais que transam mais vivem mais felizes? Que o sexo tem a incrível capacidade de eliminar o tédio dos casamentos? Que a vida do casal com sexo regular faz com que os cônjuges se tornem mais parceiros e mais cúmplices? Incrível descoberta. Mas o fato é que a grande maioria das pessoas - com certeza você conhece várias - conseguem conduzir casamentos com um distanciamento físico de fazer inveja a inimigos.

Leia a matéria indicada e surpreenda-se com o casal estadunidense Annie & Douglas. Eles fizeram uma espécie de auto-terapia, composta de uma maratona ininterrupta de X dias com festinha na cama. Há também o casal conterrâneo Charla & Brad (não se empolguem meninas, não é o Pitt) na mesma faixa etária, no qual ela adotou a maratona sem falar com o marido. E deu certo.

Curiosos são os supostos comentários sobre as amigas de Charla. Diz ela: "... Quando contei às minhas amigas do meu plano, elas me perguntaram se eu andava bebendo. Uma delas implorou para eu não deixar o marido dela saber". Ou seja, há um sem-número de pessoas provavelmente entediadas com o parceiro, que fogem do sexo como o vampiro do alho. Daí nascem as tais dores-de-cabeça e demais desculpinhas esfarrapadas. Esse comportamento repulsivo esconde o fato de que as pessoas vão perdendo o interesse pelo parceiro e até pelo sexo em si. Exceto no seriado Desperate Housewives - que o comediante Chris Brown chama carinhosa e sinteticamente de Putas. Nesta, as entediadas esposas procuram freneticamente por aventuras sexuais fora de casa. Prováveis exceções. De modo geral, o que ocorre é apatia mesmo. Pesquise sutilmente entre seus amigos(as) casados(as).

Esse assunto dá muito pano pra manga. Pra começar que a sacralização do sexo pode estar por trás desse tédio. A (suposta) exclusividade do casal no que tange o sexual é uma provável causa de anestesiamento. Há pesquisas que afirmam que o cérebro tende a inibir a percepção de cheiros recorrentes como mecanismo de defesa (é o que impede o lixeiro morrer de náusea). Essa mesma defesa joga contra a ação dos feromônios exalados pelo(a) parceiro(a). Dessa forma, supõe-se que no decorrer de certo tempo, um casal tenda a não sentir atração mútua tendo desenvolvido insensibilidade aos feromônios do outro. Os feromônios contém características distintas em cada indivíduo, trazendo consigo atrativos específicos. Daí que é possível a um indivíduo não ser mais atraído pelos feromônios do(a) parceiro(a) - no caso da monogamia - e sentir-se atraído(a) por outrem. Tá captando? Pois é. Imagina o pano pra manga que essa discussão dá.

A monogamia é um fato cultural e está muito mais ligada a questões econômicas do que antropológicas. A religião, a moral e as leis apenas legitimam os hábitos constituídos. Traduzindo, grande parte dos povos - senão a maioria - adotou modelos de uniões exclusivas, com um só parceiro, motivada por questões relativas aos bens, herança e ao modo de produção. Não há nada de natural nisso. Por medo da divisão de propriedades é que as civilizações e povos adotaram a monogamia. Que o digam os camaradas Marx & Engels (saiba mais). Mas deixa eu encerrar por aqui, porque minhas opiniões a respeito são um tanto polêmicas e não quero me complicar. Se quiser levantar mais poeira e ferver mais a sua cacholinha, dê uma lida em coisas como isto AQUI.

Conselho do Dr. Sigmund Xavier: sexo é bom e merece atenção e dedicação. Dizem que sexo é bom até quando é ruim. Pessoas que não fazem são geralmente frustradas e descarregam essa energia vital em atividades medíocres, como palpitar sobre a vida alheia ou arranjar encrenca com quem está quieto. Tá estressado? Vai trepar. E tenho dito.

Nova Ortografia? A tecnologia resolve

Depois que foi decretado esse maldito acordo ortográfico vi caírem por terra as décadas de leitura com afinco, as centenas de livros que devorei e até a alfabetização precoce, que outrora me garantiu ler todo O Sítio do Picapau Amarelo antes mesmo de ir para a escola. Tudo perdido.

Agora o tio corre o risco de passar por tão iletrado quando a gentalha incluída no mundo digital via Orkut e Msn, já que todos escrevemos errado até que se prove o contrário. É bem verdade que já refuguei os três dicionários que mantinha no acervo pessoal e encomendei um dicionário com a Nova Ortografia. Não tenho escolha, a não ser que eu queira não ser mais compreendido daqui uns anos. E para quem redige propostas, projetos e documentos comerciais todos os dias isso é a morte, sobretudo no aspecto financeiro.

Mas como tecnófilo de plantão eu não podia deixar de procurar alguma pérola cibernética para resolver minha disortografia recém-adquirida. E achei! Meus pobremas se acabaram-se.

Conheça o umportugues.com, que promete corrigir criteriosamente todos os textos digitados ou colados em determinada caixa, de acordo com as novas normas. Para quem precisará em breve elaborar o TCC, o site foi um achado dos deuses.


EXEMPLO



EXEMPLO CORRIGIDO


Estou salvo. O site também, em meus favoritos.