domingo, 5 de novembro de 2006

Wal-Mart: fale com o presidente

A atenção ao consumidor por parte das grandes empresas reserva surpresas. Além da involuntária rima, o fato que me ocorreu com uma mega-rede foi bastante interessante e frutífero.

Na tarde do dia 27/10 último, entregaram na porta do meu escritório um folheto promocional do Wal-Mart. Ao pegá-lo, folheei o dito com uma desinteressada rapidez pronto para jogá-lo fora. Ocorre que na última página havia uma oferta de um toca-cd portátil. Não me teria chamado a atenção pois a marca era desconhecida e tenho um semelhante há alguns anos. Mas dois detalhes me saltaram aos olhos: primeiramente o preço (R$98,00) e segundamente o destaque para MP3. Há um tempão que eu queria um treco desses portátil com MP3 e só os achava próximos dos trezentos reais. Como bom sovina eu jamais daria "trezentão" em um brinquedo desses. Mas esse era bem barato. Verifiquei a vigência da promoção e constatei que iniciava-se naquele dia e iria até 31/10. Faltando quatro dias para o meu aniversário, nada melhor do que um auto-presente daquele.

Ao final do expediente fui à loja. Qual não foi a minha decepção ao percorrer a seção dos eletroeletrônicos e constatar que não havia nem sinal do mimo. Procurei os vendedores - que felizmente lá existiam - e fui informado de que não havia mais. Imagine: o folheto mal sai do prelo, vou à loja duas horas depois de receber a oferta para ouvir essa estranha notícia. A vendedora ainda simulou alguma atenção anotando meu telefone em um pedaço de papel qualquer, o que não me serviu de consolo. Saí da loja puto e me sentindo o típico idiota. Não sou nenhum acéfalo. Era fato que os departamentos de Logística e de Marketing do Wal-Mart que estavam divorciados.

Na manhã seguinte fucei no site do Wal-Mart ainda na vã esperança de encontrar informações sobre outra loja, onde eu pudesse achar o meu brinquedo. Quem procurar informação no site do Wal-Mart há de achá-lo um lixo. Zero informação relevante. Apelei para o telefone 0800 deles e expliquei meu problema para a atendente gerundista. Ela explicou que não tinha como estar consultando o estoque das lojas para estar verificando onde poderia estar tendo para estar me passando". Dispensei a dita antes que eu pudesse estar mandando ela estar tomando em algum lugar escuso, sem que ela tivesse alguma culpa. Então vi um link no site chamado Fale com o Presidente. Cliquei e andei um e-mail curto e objetivo, narrando os ocorridos.

Para minha grata surpresa, dois dias depois eu recebi um e-mail de uma simpática senhorita. Entre um pedido de desculpas e outro ela informou que o gerente da loja visitada entraria em contato comigo e solucionaria o imbróglio (em conjulgação de futuro simples). No dia seguinte não é que o tal gerente me ligou mesmo? Todo desculposo, perguntou como os vendedores haviam me atendido e coisas assim. No final me disse o que eu precisava ouvir: que o aparelho solicitado estava reservado e eu poderia buscá-lo pelo exato preço da oferta de outrora.

Fui à loja no início da noite e tudo estava de fato como prometido. O aparelho (que nas prateleiras já estava a custar R$218) foi adquirido por este pobre tio por míseros R$98. Mas não é só isso: além de MP3 o dito ainda toca WMA, tem display digital que exibe os nomes das músicas, som com potência e qualidade respeitáveis para o tamanho e o design é bem bonito.


Moral da história:
reclame sempre que tiver razão. Alguém há de atendê-lo.

3 comentários:

katia disse...

parabéns!!! confesso que eu teria desistido no meio do caminho...
um abraço

MackDK disse...

Ha, ha, ha! Vai fazer isto agora!

O tal link para falar com o presidente nem existe mais e recentemente tive uma péssima experiência com o Walmart.

Comprei um DVD Player portátil pelo site e ele veio com defeito. O prazo para a "coleta" do equipamento é e 10 dias. Depois mais 3 para análise e outros tantos para eu receber o produto de volta. Na devolução, além dos 13 dias citados, dá um prazo de mais 10/12 dias para a devolução do pagamento.

Perguntei para a atendente do site se seria possível eu entregar o produto para a entrega em alguma loja física do WalMart para acelerar o procedimento, mas SUPRESA: A funcionária do Wallmart me informou que O SITE NÃO SE COMUNICA COM AS LOJAS!

OU SEJA: Outros tempos. E torçam para que, se comprarem pelo site, seu equipamento eletrônico chegue em bom estado, porque em causa de defeito é praticamente um treinamento de paciêcia para monge tibetano para resolver o assunto...

rosangela disse...

bom dia sr presidente da loja wal-mart.
comprei um suporte de tv,bem antecipado ,para estalar minha tv antes do dia 08/10...um dia muitoo importante com minha familia..
mais acreditei no dia que me informarão o dia de entrega que seria no dia 29/09.nãooooooo recebi,enviei um e´mail para wal-mart com a data que eles mesmo me prometeu...me responderão pedindo desculpas e que meu caso seria prioridade e a nova data de entrega seria dia 07/10.
não recebi meu produto ate agora,o que fiz . domingo bem cedo fui na concorrência de voceis e comprei um suporte de tv .meu marido istalou rapidamente para raceber nossa familia .estou desencantada com a loja wal-mart..preciso comprar uma cadeira para auto para minha bebê e uma grill..naõooooooooo compro mais e não indico a ninguem.agora vamos aguardar se esta semana o suporte chega...estou me desabafando....se você chegou no cargo da presidencia acredito que você sabe da importância de encantar clientes,um cliente infeliz voceis naõ so perde um cliente perde muitooo mais com o famoso boca boca...encatar e fidelizar seus clientes e a peça chave do sucesso.grata Rosangela.

o que