domingo, 17 de maio de 2009

Onde é que está a graça?

Um casal de classe média alta emprega uma doméstica com comprometimento auditivo profundo, próximo de surdez. Os ignorantes não sabem nada sobre comunicação com surdos e, por isso, a empregada não entende o que os patrões falam. Estes vivem um drama entre manter a empregada surda e demiti-la ficando sem empregada, o que para essa classe é sinônimo de morte. A moça surda é ridicularizada e os trejeitos da personagem sugerem desde incapacidade até algum tipo de déficit cognitivo (que nada tem a ver com surdez).

Na lamentável imagem acima o patrão tenta pedir que ela prepare frango.

Eu não sou surdo e não tenho nenhum parente ou pessoa do convívio com graus de deficiência auditiva comprometedora. Mas como educador fico imaginando como é que os pais, mães ou o próprio deficiente auditivo se sentem vendo isso na emissora de maior audiência do país, dado o quadro insinuar que o D.A. seja incapaz, ineficiente e até profissionalmente descartável.

Pelo amor do que vocês acreditarem, mandem e-mails cartas e telegramas para tirarem esse quadro do ar e exigir desculpas em público da emissora. Se tiverem dúvida do absurdo do conteúdo, assistam a essa porcaria abaixo.



NOTA ZERO PARA O VERDADEIRO INCAPAZ QUE CRIOU ISSO.
NOTA -10 PARA OS PRODUTORES DESSA VERGONHA OFENSIVA.
NOTA -100 PARA A EMISSORA QUE POSSIBILITA ISSO.

4 comentários:

Angela disse...

Mau-gosto, desrespeito e além de tudo sem a menor graça.

Damine disse...

Sou totalmente a favor da volta da censura.
Existem coisas que realmente são de extremo mau gosto.

A humanidade avançou tanto no quesito direitos humanos pra chegar um imbecil e acabar com tudo em um programa ridículo de TV. Quero saber como um pai pode explicar pra um filho como respeitar um deficiente se a TV mostra isso.

Sorte que as crianças já estão dormindo nessa hora né? Pelo menos deveriam estar.

Já não assisto TV normalmente, mas tem certas coisas que não assisto mesmo.

Pode contar com minha adesão à campanha.

Damine

Gerson disse...

Eu não escutei nada do que o senhor escreveu, tiu Xavié. Dá pra escrever em amerslam?

Gisa - RJ disse...

Sou professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e estou boquiaberta. Esse tipo de deboche devia ser punido nos moldes dos crimes de racismo.