segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

Ispídi e a Retenção de Clientes

Sabe aqueles papos que se aprende em Administração, Marketing e literaturas afins sobre retenção de clientes? Que vender para um cliente novo custa 9x10³ vezes mais do que reter um cliente novo? Pois esqueça tudo isso. É bobagem.

Voltemos à Telefônica: Eu possuía um modem próprio, ao contrário da maioria dos assinantes de banda larga que são arrendatários. Eis que - acho que já comentei isso em um post anterior - meu modem pifou em uma tempestade. Enrolando para comprar outro, eu trouxe um emprestado da minha empresa (também meu). Então descobri em uma propaganda de TV que a Telefônica está dando modems grátis para novos assinantes. Ligo para a Telefônica. Vou pular a parte em que se ouve 18 opções de menu e digita-se o telefone de casa 5 vezes.

- Telefônica fulana, boa-tarde! Em que podemos atendê-lo?
- É o seguinte: meu modem queimou e eu preciso de outro. Vocês estão distribuindo para novos assinantes, pois eu quero um.
- Pois não senhor, a promoção é para novos assinantes, o senhor quer assinar o Speedy?
- Não, minha jovem, eu já sou assinante.
- Ok senhor, então não vamos estar podendo (sic, argh!) dar o modem. Só se o senhor fosse assinar o serviço agora.
- Sim, mas eu sou assinante há três anos. Somos nós os assinantes que mantemos esse troço funcionando e eu não tenho direito a um mísero modem?
- Pois não senhor, nos só poderíamos estar trocando (sic, argh!) o modem do senhor se fosse em comodato. Como o modem é de sua propriedade, o senhor é quem terá que estar (sic, argh!) comprando outro.
- Quer dizer que se eu não fosse cliente, vocês me dariam um modem para eu sê-lo?
- Essa é a promoção senhor. Mais alguma informação?
- Sim, eu quero cancelar essa merda.
- Um momento senhor, eu vou estar transferindo (sic, argh!) sua ligação para outro departamento. (tome mais musiquinha por 5 minutos).
- Alô, aqui é sicrano, boa-tarde! Qual o seu nome?
- Cáspita! De novo? Eu já falei tudo para a outra atendente!
- Pois não senhor, é o Sr. Beltrano?

- Sim, sou eu! Então você tem os dados, ora?
- Em que podemos atendê-lo senhor?
- Eu quero cancelar essa porcaria do Speedy.
- E qual o motivo senhor?
- É porque meu modem queimou e não tenho outro para usar o serviço.
- O modem era em comodato senhor?
- Não. Era meu. Já falei para o outro isso também.
- Pois não senhor, um momento por favor... (tome musiquinha mais 3 minutos)... Senhor, no seu caso específico a Telefônica pode estar dando um modem para o senhor, sem nenhum custo, para o senhor não precisar cancelar o serviço.
- Ah, agora podem, é?
- Sim senhor, mais alguma solicitação?
- Quando chega esse troço?
- Entre dois a sete dias, no endereço da assinatura. Mais alguma dúvida senhor?
- Não. Obrigado.
- A Telefônica agradece e tenha uma boa-tarde.

Quer dizer: eu precisei tornar-me um "quase-ex-cliente" para que os putos enfiassem a mão no bolso e cedessem um equipamento que está sendo pago com verba de marketing. E o marketing originalmente não era para me deixar satisfeito. Era para o quê então?

Sem comentários. E até logo, senhor. O cliente da Telefônica agradece.

Nenhum comentário: