segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Vote no Cacareco!

Não adianta esses analistas políticos tentarem me convencer com teorias sobre 'voto de protesto' e coisas assim. A eleição de cacarecos como Clodovil Hernandes, Frank Aguiar e Enééééias, mostra uma realidade funesta: a de que as eleições de um modo geral estão cada vez mais despolitizadas. Incautos e alienados dão o tom nas urnas, ao contrário do esperado. Senão como explicar que figuras exóticas e folclóricas, como os três citados acima, tenham tido votação esmagadora em detrimento de tantos outros que possam possuir algum conteúdo, bom ou mau? O desastre de enviar esse tipo de emissário para lugares que deveriam primar por um mínimo de seriedade, como as câmaras legislativas, pode ser avaliado na passagem abaixo, que é verídica.

Um sindicalista amigo do tio Xavier estava em uma dessas câmaras, fazendo uma verdadeira via-crucis de gabinete em gabinete. Ele discutia um importante ante-projeto de interesse dos funcionários públicos. Com a calma e paciência monásticas que lhe são características, ia com um calhamaço de papel embaixo do braço conversar com os parlamentares, a defender o seu ponto de vista de sua categoria pedindo determinado voto em plenário. Eis que ele bate à porta de um certo deputado-cantor conhecidíssimo, sobretudo de nossas mães. Vale ressaltar que é um cantor de voz maviosa. Mas lá ele era um deputado e ponto final. Mal o sindicalista começou a declinar as questões e foi rapidamente interrompido pelo dito:

- Olha menino, eu não entendo nadas dessas leis e nem de votação em plenário! Eu sei é de cantar, que é o que eu faço há mais de quarenta anos, viu menino? Escuta só: "Na galeria do amor é assim, um lugar de emoções diferentes..."
.

Complicado né? E saber que figuraças como essa aparecem entre os mais votados.

Well, como tudo - tirando os LP´s do Wando - tem um lado bom, com o "Cãozinho dos Teclados" e o Clodovil no Congresso, quem sabe fiquemos livres deles na mídia?

Pelo menos isso.

Nenhum comentário: