quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Powerpointaquipariu

Inicia-se hoje minha retumbante campanha internacional "Morte ao PowerPoint".

No passado fui adepto do retroprojetor e habituei-me a escrever com letra-caixa sobre transparências para expor minhas idéias, projetar cânticos no telão durante a missa, ministrar aulas e coisas assim. Foi um tempo bom, apesar de o recurso e os meios físicos darem um bocado de trabalho, tanto na produção quanto na logística. Pra quem não conheceu, o retroprojetor era um trambolho e tinha quase que ser carregado em liteira, pois além de tudo a caríssima lâmpada era sensível e queimava por qualquer abalo sísmico de 0,01 na escala Richter.

Com o advento do Windows e posteriormente do PowerPoint, apresentar tornou-se deveras simples, assim como a inclusão de recursos antes impensáveis como movimento, som, fundos decorados, variações de letras e tantas coisas que vieram, sem dúvida, enriquecer as apresentações de conteúdo. Ênfase, por favor na palavra CONTEÚDO. Ocorre que todo recurso fácil de usar acaba caindo nas mãos da gentalha - o populacho - e aí a coisa começa a feder. Gentalha não sabe o que é conteúdo e pensa que se refere aos 350ml da latinha de cerveja. Então, após ler as mais piegas poesias do Renato Soviético ou escutar uma música chata de fundo, enquanto passam palavras supostamente proferidas por um também suposto monge tibetano, o pentelho não tem a menor dúvida: ele PRECISA passar isso para toda a sua lista de contatos.

Por essa razão o PowerPoint, que tinha tudo para ser uma poderosa ferramenta de apresentação e de vendas, para mim e para grande parte das pessoas tornou-se uma coisa hedionda, odiável e digna do meu mais veemente desprezo. Odeio quando alguém me manda algo intitulado "lindo", "leia e medite" e outras tantas besteiras de auto-ajuda com anexos .PPS e .PPT. Até piada! Porra, uma simples piada que se pode mandar pelo bom e velho texto simples, a horda de emo-desocupados anda montando em PowerPoint acrescentando imagenzinhas tontas e fundo musical, barulhinhos... E cada frase em um slide, ainda por cima. Ou seja, uma piadinha de 10 linhas de diálogo passa a ter doze slides, já que tem abertura e encerramento.

Vou procurar no Orkut se tem alguma comunidade tipo "Introduza o PowerPoint no final do seu intestino". Morte ao PowerPoint.

2 comentários:

Mariana Montenegro disse...

Power Point é do maaal!! E quando eles fazem aqueles slides que pra vc ver a frase vc tem que ler primeiro cada letrinha que vai passando lentamento enquanto vc vai clicando!! Aiii dói no meu útero!

Amei o blog, to te add nos meus favoritos! Ganhou uma nova leitora!

Beijooos
;*

Bizarro disse...

Solidarizo-me em sua dor.