segunda-feira, 4 de agosto de 2008

50 anos da bossa-nova

A bossa-nova está completando meio século. Nem parece. Quem não conhece os acordes melodiosos e dissonantes, as vozes em tom falsete e a cadência suave, que de longe lembra um samba-canção bem lento? Quem nunca ouviu os versos "Olha, que coisa mais linda, mais cheia de graça..." que praticamente viraram cartão-musical do Brasil? Todos conhecem. Inclusive amigos vituais que conheço pelo mundo afora, quando troco músicas pelos P2P da vida, todos lá fora conhecem "The Girl of Ipanema", como me disse recentemente um chegado lá de New Orleans. Impressionante, não?

Mais incrível do que isso é como tanta gente pode gostar de uma coisa tão chata, tão pegajosa, tão falsetosa, tão pedante, tão sem-graça como essa bossa-nova. Caraca, não é possível. Tudo bem que tecnicamente falando é bem melhor do que as merdas de créu do cão que existem hoje. Mas vamos lá, minha gente... No meio desse auê todo, festivais e especiais com esses chatonildos, cuja expressão máxima está em João Gilberto, será possível que ninguém tem coragem de dizer simplemente que a bossa-nova é um pé-no-saco?

"O barquinho vai... a tardinha cai..." não pode haver coisa mais mala. O que me espanta é a aparente unanimidade de intelectualóides, jornalistas, atores e personalidades em geral falando em entrevistas que "a bossa nova foi um marco na música brasileira, blá, blá, blá, caiscaiscais". Foi sim: um marco da chatice. Das letras meladas, bregas e cansativas, do ritmo sonífero e mamulengo, do embuste do falsete de cantores que não tinham timbres, nada se aproveita minha gente.

Vamos admitir e quebrar o silêncio. Vamos dizer que não agüentamos mais isso e que a bossa-nova podia estar circunscrita aos museus e as rodinhas de chatos com violões serem permitidas somente a portas fechadas. Chega disso no rádio. Não queremos remakes, regravações, songbooks nem a vocalista do Pato Fu imitando a Nara Leão. Se a original já era chata, a cover então pelamordedeus. Pior ainda é o pessoal da Trama fazendo bossinha-nova. Mas isso é assunto pra outro post. Vão ser chatos assim lá no inferno. Pronto, falei.

Nenhum comentário: