sexta-feira, 12 de maio de 2006

As arapucas dos classificados de emprego

Caros amigos desempregados. Nestes tempos de desemprego social crônico, multiplicam-se as arapucas disfarçadas de emprego. Vasculhando os classificados eu constatei o óbvio ululante: há mais roubadas do que oportunidades. Mas a dica está sempre nas entrelinhas. A seguir algumas expressões encontradas e o que elas significam na verdade, para lhes servir de manual preventivo.

“NÃO EXIGIMOS PRÁTICA”
Quer dizer: os donos da empresa são aventureiros e não conhecem o negócio. Por isso, não conseguirão avaliar seus conhecimentos, o que explica a baixa exigência.

“EMPRESA EM EXPANSÃO ADMITE”
“Em expansão” é como o dono acha que a empresa está... Mesmo cheia de protestos, impostos atrasados e uma fila de cobradores à sua porta.

“POSSIBILIDADE DE GANHOS ATÉ R$ _______,00”
A cifra sempre é o que você ganharia se vendesse sozinho toda a produção anual da empresa por 10 anos consecutivos. Se quiser tentar, depois não venha dizer que o tio Xavier não avisou.

“TRABALHE EM CASA”
Traduzindo: os caras não vão te registrar, não te pagarão Vale-Transporte, nem Vale-Refeição, nem FGTS, nem INSS. Para não se complicarem com o Sindicato nem com o MT, querem que você dê duro bem longe da sede da empresa. Mas os resultado$ eles vão querer.

“VENDA PRODUTO INÉDITO”
Pergunte-se: Por que o produto é inédito? É porque jamais alguém conseguiu vender uma só peça. Algo como lâmpadas pretas, parafusos sem rosca ou bolas de futebol cúbicas. Não se iluda: você também não conseguirá vender uma só unidade. O produto continuará inédito. E o anúncio estará lá na próxima edição.

“ADMITIMOS VENDEDORES: PRODUTO DE GRANDE ACEITAÇÃO”
Se é de grande aceitação, por que eles precisam de alguém para ir atrás dos clientes?

“TENHA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO”
Ou seja, eles vão te encher a mala de quinquilharias para vender, te pegar um cheque-pré como garantia e pronto: você é dono do seu próprio mico (ops! desculpe) negócio. Prepare-se para rebolar para cobrir o cheque daqui 30 dias.

“EMPRESA MULTINACIONAL RECÉM-INSTALADA NO BRASIL ADMITE”
Pode ter certeza: os golpistas são imigrantes clandestinos e estão sendo processados em dezenas de outros países. Chegou a vez de dar chapéu nos brazucas.

“ADMITIMOS PARA VÁRIOS CARGOS”
Essa é fácil: os caras demitiram 95% do quadro. Agora precisam reestruturar a empresa, pagando 1/10 do que os antigos empregados ganhavam.

“NÃO SE EXIGE ESCOLARIDADE”
O trabalho deve ser prá lá de duro. Provavelmente uma carvoaria. E mais: como os donos são analfabetos, não vão admitir ninguém que leia e escreva.

“MOÇAS DE BOA-APARÊNCIA”
Safardanas. Se é para trabalhar, o que tem a ver a aparência, hein? Pode crer: os donos da empresa são dados a um assediozinho básico e, digamos, são um pouco exigentes...

“INDÚSTRIA ADMITE ‘MEIO-OFICIAL"
Entenda fácil: o empregado trabalhará por inteiro, em jornada integral, executará 100% da produção para o cargo. Mas ganhará metade do menor salário da empresa e ainda será subordinado ao faxineiro. Translating: meio-oficial = meia-boca. Melhor ficar em casa.

Nenhum comentário: