terça-feira, 30 de maio de 2006

Patriota até que posso ser... tonto não

Cena 1: Oito e pouco da manhã. Vejo um repórter na TV Record emocionadíssimo mostrando o estádio onde ocorreria o amistoso de um timeco de merda da Suíça contra a selecinha. Detalhes arquitetônicos, preço dos ingressos, características da cidade, etc.. O ânimo do reporter sugeria uma grandiosa partida, digna de final de campeonato contra um adversário praticamente imbatível. Como conhecimento não ocupa espaço - ao menos é como penso - decidi-me a assistir à reportagem até o fim.

Cena 2: Fim da tarde. Estou voltando de um importantíssimo evento que periga me render um maço de reais. No carro estão Robbins* e Schlebts*. Ambos profissionais de Informática que também tinham ido participar do mesmo evento. O motorista seguia pela marginal Tietê enquanto tagarelávamos sobre o evento e os possíveis resultados. Eis que Robbins resolve tocar no temido assunto: Fifa World Cup®. Dizia estar pronto para - nas palavras dele - "o embate com as seleções inimigas". Tinha tinha comprado dezenas de pacotes de pipoca para microondas, outras dezenas de caixas de latinhas de cerveja, uma dúzia e meia de pets de Coca-Cola de 3 litros, camisetas oficiais para toda a família, bandeira para colocar na janela de casa, corneta pra tocar na hora do gol e oito caixas de rojões de doze tiros. Ah! E também estava colecionando todos os álbuns de figurinhas a respeito.

A Schlebts mostrou-se igualmente a la torcida canarinho. Entre outras coisas gabava-se de ter acordado todas as madrugadas para assistir aos jogos quando a copa fora no Japão (foi no Japão mesmo? agora estou em dúvida). Eis que, percebendo meu silêncio de quem seguia alheio ao tema, resolveram me abordar, para saber qual seria minha contribuição ao patriotismo futebolístico:

- E aí tio, como você vai agitar a Copa lá no seu pedaço?
- Eu?
- Sim, claro! Você! E aí?
- Ah... tá... a Copa...
- Então?
- Então o que?
- Porra, você vai assistir os jogos onde, com quem, agitou uma galera, tem telão na sua empresa?
- Ah.. sinceramente?
- ...
- Periga eu não assistir a bosta nenhuma.

CORO:
- Coooooomo assiiiiiiiim? O que você está querendo dizer? Por que não assistiria?

Desisti de disfarçar:

- Ah, foda-se a Copa, a seleção, o técnico e a taça! Eu não tenho o menor saco pra futebol. Muito menos pra essa merda de Copa que não me acrescenta nada, não me rende dinheiro e nem consegue me entreter. Quero mesmo que caia uma tempestade de granizo a cada jogo. Pronto, falei!
- Não pode ser! Você não é patriota. Aliás nem deve ser brasileiro.
- Brasileiro eu sou com muito gosto. Patriota quando é preciso. Mas reservo-me o direito de não ser bobo-alegre-verde-amarelo. Posso até defender a Petrobrás, se preciso. Mas jamais um bando de jogadores frescos que ganham em um mês o que os trouxas dos torcedores não ganham durante a vida toda.

A discussão acalorada dava mostras de que se seguiria por mais tantos quilômetros quanto trafegássemos. Depois seguiu-se um silêncio sepulcral. Tive a nítida impressão de que no silêncio ambos preparavam uma estratégia para me defenestrar do veículo em movimento. Mas a Providência Divina, grandiosa que é, fez com que chegássemos à frente ao meu escritório. O motorista, percebendo a situação patética, engrossou a voz para avisar que já tinha chegado na minha parada. Meus dois colegas torcedores fanáticos seguiriam adiante para os respectivos destinos. Despedi-me educadamente, mas me pareceu que eu tinha passado a ser persona non grata a partir daquela discussão. Ele me deu a mão com aquela pegada que chamo de amanteigada. Traduzindo, é aquela não aperta a mão da outra pessoa, como se estivesse com nojo. Ela embora tenha pego na minha mão, me fez pensar que poderia ao menos olhar no meu rosto ao dizer tchau. Ou pode ser que eu esteja sendo muito exigente.

Se alguém, assim por um acaso, pretender alugar um bom DVD durante os jogos e quiser companhia para assistir junto, deixe um recado. Obrigado.

3 comentários:

Gabriela Martins disse...

A Copa só vai servir para eu encher a cara com um bando de amigos, e até pra bater papo durante os jogos (já que acredito que muita gente pensa como eu).

Tá vendo? Você não tá sozinho...

Anônimo disse...

seu mala!!
braziiiiilll, ôooôoo! braziiiiilll, ôooôoo! braziiiiilll, ôooôoo! braziiiiilll, ôooôoo!

Anônimo disse...

Eu vou aproveitar a Copa pra jogar os cenários extras do pacote de expansão do Heroes of Might & magic IV (O V não dá; precisa de 1GB de memeoria e placa de video de 256mb ...:( ) .